top of page

GANCHO

EcoSmart, é fácil reciclar. Para uma reciclagem mais smart, todos têm que fazer a sua parte. Aqui não há misturas!

Gancho
Necessidade

NECESSIDADE

Apesar de todos os benefícios da reciclagem, ainda existem pessoas que não o lixo separam de forma correta por um lado e de forma contínua por outro. Segundo a Eurostat, Portugal é dos países que menos recicla na UE.
Apesar das sucessivas campanhas de sensibilização, verifica-se a necessidade de
inovar na abordagem à reciclagem.
Coloca-se o desafio à Humanidade a transição entre uma “economia linear”, os produtos vão do berço à sepultura, para uma “economia circular” onde os produtos vão de berço a berço. A reciclagem é uma das ferramentas utilizadas para tornar a economia circular possível, de forma a chegar a uma situação de lixo zero.
A abordagem que se pretende é a de que os resíduos deixem de ser vistos como lixo e passem a ser vistos como recursos. A proposta que concebemos, responde, pois, à necessidade de aumentar a taxa e a qualidade do processo de reciclagem, potenciando um futuro sustentável. Desta forma compreende-se que o público-alvo é de facto alargado: todos nós.

APROXIMAÇÃO

A proposta apresentada consiste em alterar os ecopontos tradicionais procedendo a uma reinvenção dos ecopontos tradicionais, acrescentando-lhes uma camada gráfica e tecnológica. Os componentes gráficos serão imagens alusivas ao que acontece ao lixo quando este não é reciclado, adicionando assim um fator visual perturbante.

A camada tecnológica integra a Internet of Things e a Inteligência artificial. Concebemos um “kit” que poderá ser aplicado em qualquer ecoponto, incluindo a comunicação LoRa (sem custos num raio de 10Km), dois sensores (infravermelhos e peso) e QR code. Através da comunicação LoRa, será possível verificar se a capacidade máxima dos ecopontos foi atingida, otimizando o percurso de recolha de resíduos. Cada utente terá uma APP para ler o QR code do ecoponto que regista o peso de lixo reciclado e que servirá de base para a criação de um sistema de incentivos. No “kit” estará ainda uma câmara com inteligência artificial que permite o reconhecimento de materiais.

​

Aproximação
Benefícios

BENEFÍCIOS

Esperamos que a nossa proposta promova um aumento significativo da taxa de reciclagem, ao levar as pessoas a interiorizar o impacto das suas decisões quotidianas, como efetuar a correta separação do lixo. Aumentar a taxa de reciclagem traz imensos benefícios como, por exemplo, a conservação dos recursos naturais, proteção dos ecossistemas e vida saudável, redução do consumo de água, energia e redução de emissões de carbono, geração de empregos e desenvolvimento da consciência ambiental da população. Ao implementarmos aspetos tecnológicos também enquadramos avanços tecnológicos que apelam à população mais jovem e facilitam o uso para todos. Considera-se que todos os benefícios desta proposta são altamente pertinentes para a sociedade atual. Este projeto irá contribuir para a concretização da Agenda 2030 sobre os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os seguintes:
ODS 11-Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 12-Produção e consumo sustentável
ODS 13-Ação climática

CONCORRÊNCIA

Existem pontos de contacto entre a nossa proposta e outras, como a proposta da empresa norte americana Sensoneo. Porém, é importante referir que o nosso produto tem duas camadas ausentes em todas as soluções que foram encontradas no processo de benchmarking. Primeiramente, a camada gráfica e, por outro lado, a camada de AI. A aposta em tecnologias de baixo custo e aberta, poderá abrir espaço a uma maior escalabilidade. Este é um toque especial neste projeto: a introdução da inteligência artificial. Em suma: a inteligência artificial neste produto permitirá uma melhor separação do lixo, para além de uma sensibilização da população em geral. A componente da educação ambiental não fica por aqui: o recurso a um sistema de incentivos permite aos utentes, pela quantidade (peso) de lixo reciclado, serem premiados. Isto será um passo na consciencialização do impacto que pequenas ações podem ter. Esta componente, é inovadora quer neste contexto quer na abordagem tecnológica efetuada.

Concorrência

VÍDEO

​

Vídeo

PARCERIAS

Este projeto já foi apresentado à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e, desde logo, houve uma recetividade enorme. De facto, está em vias de ser assinado um protocolo, onde a Autarquia irá financiar um projeto piloto e dar o apoio logístico necessário à implementação do projeto.

​

Como o desenvolvimento deste projeto implica o trabalho com um conjunto de tecnologias muito especificas, foi identificado um centro de investigação nesta área, a funcionar na Universidade de Trás-os-Montes (UTAD). Depois de um primeiro contacto informal e da apresentação do projeto, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira e a UTAD.

​

Estas parcerias irão ser fundamentais para a implementação real deste projeto.

Imagem3.jpg
6700b360-2152-4120-b8d1-02f26ba7d63d.jpg
logotipo_38_edited.jpg
robopng.png
3050baa0004603c9f489c8196b839e03.png
Imagem1.png
logo_bpi_flc.jpg
Parcerias
bottom of page